Apartamento hoje é assim: você entra nele e consegue visualizar o ambiente inteiro. A cozinha é coladinha com a sala de jantar, a um passo da sala de estar e bem próximo ao quarto do casal. E assim vai. Não tem como se perder. Como o espaço é reduzido, aquele sofá de sete lugares que acomoda a família, inclusive os sobrinhos, não passa nem na porta de entrada. E agora? De acordo com a arquiteta de interiores Celina Zappelini, há soluções, mas o primeiro passo é ter noção de espaço. “Os móveis precisam ser pequenos, proporcionais. Não adianta querer coisas enormes, que não vai dar certo”, informa.
Pronto. Conformada com os metros quadrados que lhe cabem, é hora de abusar de truques de ilusão de ótica.
Uma boa pedida é a utilização de espelhos em móveis e paredes. “Quanto mais espelho, melhor. Eles refletem a luz e dão a impressão de que tudo é maior”, comenta Celina. Outra tática apontada pela arquiteta é usar portas de correr e colocar vidro em móveis como mesa de jantar ou de centro. “A transparência faz com que você veja o outro lado”, acrescenta.
Para ajudar na sua missão, a decoradora Iara Kílaris mostra ambientes elaborados por ela para dar a impressão de alguns metros quadrados a mais para os cômodos de sua casa.
Quando se trata de ter espaço, o branco deve predominar, como mostra Iara com esta sala de estar. Além do branco da parede e do teto, outros itens ajudam a deixar a sala maior: aplicação com gesso em linhas curvas, efeitos das luzes, tapete grande listrado e espelhos colocados na parede lateral, que causam a ilusão ótica de infinito. Destaque para a lareira em pedra canjiquinha.
O vidro aqui comanda. Pia, cuba e vaso ganham transparência. “As plantas deixam o lugar mais aconchegante”, destaca a decoradora. O espelho ao fundo dá amplitude para o espaço quase mínimo. O nicho de madeira divide sem limitar o ambiente e provoca um contraste proposital do escuro da madeira com o claro do vidro.
Iara abusou do vidro, levando mais claridade para sala com a janela de correr e a parede de tijolo de vidro. O tapete também é importante. “As peças grandes fecham o ambiente, principalmente quando estampadas com listras e muitas cores”, esclarece. A sala fica completa com o aparador baixo de vidro e o espelho que reflete a área externa.
Fonte : Casa&Decoração
Jornal Todo Dia
ir para o site: www.iarakilaris.com.br
Comentários