Pular para o conteúdo principal

Grandes truques para pequenos espaços

Experts da área de arquitetura e decoração dão dicas para conseguir a sensação de amplitude em sua casa

Apartamento hoje é assim: você entra nele e consegue visualizar o ambiente inteiro. A cozinha é coladinha com a sala de jantar, a um passo da sala de estar e bem próximo ao quarto do casal. E assim vai. Não tem como se perder. Como o espaço é reduzido, aquele sofá de sete lugares que acomoda a família, inclusive os sobrinhos, não passa nem na porta de entrada. E agora? De acordo com a arquiteta de interiores Celina Zappelini, há soluções, mas o primeiro passo é ter noção de espaço. “Os móveis precisam ser pequenos, proporcionais. Não adianta querer coisas enormes, que não vai dar certo”, informa.
Pronto. Conformada com os metros quadrados que lhe cabem, é hora de abusar de truques de ilusão de ótica.
Uma boa pedida é a utilização de espelhos em móveis e paredes. “Quanto mais espelho, melhor. Eles refletem a luz e dão a impressão de que tudo é maior”, comenta Celina. Outra tática apontada pela arquiteta é usar portas de correr e colocar vidro em móveis como mesa de jantar ou de centro. “A transparência faz com que você veja o outro lado”, acrescenta.
Para ajudar na sua missão, a decoradora Iara Kílaris mostra ambientes elaborados por ela para dar a impressão de alguns metros quadrados a mais para os cômodos de sua casa.

Quando se trata de ter espaço, o branco deve predominar, como mostra Iara com esta sala de estar. Além do branco da parede e do teto, outros itens ajudam a deixar a sala maior: aplicação com gesso em linhas curvas, efeitos das luzes, tapete grande listrado e espelhos colocados na parede lateral, que causam a ilusão ótica de infinito. Destaque para a lareira em pedra canjiquinha.


O vidro aqui comanda. Pia, cuba e vaso ganham transparência. “As plantas deixam o lugar mais aconchegante”, destaca a decoradora. O espelho ao fundo dá amplitude para o espaço quase mínimo. O nicho de madeira divide sem limitar o ambiente e provoca um contraste proposital do escuro da madeira com o claro do vidro.



Iara abusou do vidro, levando mais claridade para sala com a janela de correr e a parede de tijolo de vidro. O tapete também é importante. “As peças grandes fecham o ambiente, principalmente quando estampadas com listras e muitas cores”, esclarece. A sala fica completa com o aparador baixo de vidro e o espelho que reflete a área externa.

Fonte : Casa&Decoração

Jornal Todo Dia

ir para o site: www.iarakilaris.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço e Requinte

A revista Bello Bagno, publicou o apartamento Palazzo, projeto da designer de interiores e paisagista Iara Kílaris. A integração de ambientes e decoração refinadas são as principais características desse luxuoso espaço. ir para o site www.iarakilaris.com.br

Paisagismo que integra

 Em sua 58ª Edição, a revista Swiss Park destacou a Designer de Interiores e Paisagista Iara Kilaris por seu talento em harmonizar e integrar ambientes internos e externos ao desenvolver projetos de paisagismo.

Home Theaters

A revista Habitare, número 57, publicou o projeto de home theater da Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris. O ambiente está integrado com toda área social e seu aconchego é garantido pela escolha dos materiais utilizados. ir para o site www.iarakilaris.com.br