Pular para o conteúdo principal

Quadros dão mais vida ao ambiente

Projeto da designer de interiores Iara Kilaris, estampa a capa do Jornal Folha da Região, da cidade de Araçatuba, SP.
Abaixo, a integra da matéria e entrevista com a designer.

Luciana Brunca
Jornal Folha da Região

Quando se fala em decoração de uma casa ou ambiente profissional, logo se pensa nos móveis, lustres, abajures e uma infinidade de outros objetos e peças. Não se pode esquecer, no entanto, que as paredes desses espaços também merecem atenção.
Sempre em alta, os quadros trazem vida aos ambientes, além de doces lembranças. Galerias de fotos, molduras, lugares, paisagens, pinturas abstratas, grandes, pequenos, quando se fala em quadros, quase tudo é permitido.
Um quadro bonito é como uma boa música: quanto mais se vê, mais se aprecia, sendo fonte de prazer espiritual. "Os quadros devem remeter a algo agradável, trazer boas sensações e não ser somente uma simples peça de decoração", comenta a designer de interiores Iara Kílaris, de Campinas.
Na hora de escolher um quadro, bom senso e criatividade são fundamentais. Mesmo assim, o objeto deve transmitir alguma sensação ao ser olhado e despertar o desejo do comprador. Na 'onda' do vale tudo (ou quase), os especialistas ressaltam que existem algumas regras básicas na hora de comprar o quadro e escolher o local em que ele será usado.
Uma opção moderna e que está sendo muito utilizada é a galeria de fotos - vários quadros pequenos colocados na mesma parede. "Essas peças são muito utilizadas em corredores e no quarto do casal, por exemplo. Podem ser fotos dos filhos, do próprio casal, dos pais e até de amigos. A idéia é original e o efeito é muito legal", ressalta Iara.
O quarto dos adolescentes pede inovações e além de quadros que ocupam a parede inteira, podem ser usadas fotos nas portas dos armários ou até mesmo papel de parede. Nesse caso, música, cores e interesses dos filhos devem ser levados em consideração na hora de escolher o modelo do desenho.
As cozinhas também ganham um ar especial com os quadros. Imagens ampliadas de alimentos, cereais, ervas, entre outros motivos que remetam ao ambiente podem ser usados. "Dá um toque de sofisticação ao local. O resultado final é um charme", diz a designer de interiores. Paisagens, gravuras e também telas exclusivas, valorizando nesse caso os artistas regionais são as opções para a sala. "Um quadro personalizado é muito bacana. E com isso é possível prestigiar os pintores locais, comprando às vezes grandes obras de arte por valores acessíveis.
As telas de paisagens criam uma sensação de profundidade na parede da sala", explica Iara. Antes de escolher os quadros é preciso ficar atento aos detalhes da decoração. Não combina usar uma obra de arte moderna em um ambiente clássico ou contemporâneo. "Os quadros podem ser coloridos, alegres, mas as molduras devem manter a mesma linguagem da decoração.
Sobre os quadros florais, apesar de muito comuns na maioria das casas, Iara diz que estão em desuso", ressalta Iara.Nas áreas externas podem ser usados painéis de madeira com plantas naturais, ou feitos de materiais cerâmicos com efeitos de mandalas e mosaicos.
COMO PENDURAR - Na hora de colocar os quadros na parede, são muitas as dúvidas que surgem. Onde pendurar? Qual a melhor altura e distância de outros objetos e móveis? Como definir os espaços? "Não há regras para pendurar os quadros na parede, sendo também quase tudo permitido. Sempre valorizando o ambiente, sem perder a harmonia", explica Iara.
A principal regra é manter o quadro aproximadamente no centro da altura do olho, não precisando nem erguer ou abaixar a cabeça para contemplá-lo. Antes de pendurar, é preciso observar o pé direito (altura do teto) e dos móveis. O quadro não precisa ficar centralizado no ambiente, basta estar em equilíbrio com demais objetos no local escolhido.
Uma outra dica é colocar primeiro todos os objetos que serão pendurados no chão e analisar todas as possibilidades. O melhor é usar pregos (para quadros não muito pesados) e parafusos com bucha (para paredes de blocos ou tijolo tipo baiano) evitando fazer furos muito largos para que o quadro tenha firmeza na fixação. "Se for colocar o quadro no quarto é fundamental que o mesmo esteja sempre acima de 1,30 metro do chão.
Na sala, quando o mesmo for ficar pendurado em cima do sofá, a distância deve ser de 1,40 metro do chão", diz Iara. Agora, se o quadro for colocado em um ambiente que tenha outros objetos que ressaltem, por exemplo, uma mesa de jantar, o mesmo deve ser centralizado tomando-se como parâmetro a mesa e não pela parede.
Os quadros com pinturas abstratas não seguem a nenhuma regra e podem ser pendurados em diferentes posições. A iluminação também é um item importante. Se for possível, o melhor é utilizar luzes direcionadas. Caso não seja, é necessário estar atento para que a iluminação do ambiente não cause sombras e nem modifique os tons da pintura. "Independentemente das regras, o que vale mesmo é a criatividade e o gosto de cada um.
A casa e todos os objetos que a compõem têm que ter a personalidade dos moradores", finaliza Iara.
ir para o site www.iarakilaris.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço e Requinte

A revista Bello Bagno, publicou o apartamento Palazzo, projeto da designer de interiores e paisagista Iara Kílaris. A integração de ambientes e decoração refinadas são as principais características desse luxuoso espaço. ir para o site www.iarakilaris.com.br

Paisagismo que integra

 Em sua 58ª Edição, a revista Swiss Park destacou a Designer de Interiores e Paisagista Iara Kilaris por seu talento em harmonizar e integrar ambientes internos e externos ao desenvolver projetos de paisagismo.

Home Theaters

A revista Habitare, número 57, publicou o projeto de home theater da Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris. O ambiente está integrado com toda área social e seu aconchego é garantido pela escolha dos materiais utilizados. ir para o site www.iarakilaris.com.br